Escultor iniciante #3 ( Ferramentas! )

Quais as ferramentas que utilizo nas minhas esculturas?


Quando comecei a pesquisar sobre esculturas eu não sabia muito bem como começar, minha noiva encontrou uma argila baratinha na loja de 1,99 de barro mesmo, e levou pra casa, com ela fiz essa escultura abaixo:

Usei apenas as mãos e palitos de dente pra esculpir, gostei bastante, maaaasss, faz muita sujeita! Argila de barro para alisar e conseguir trabalhar, precisa molhar e ela suja muito o ambiente, como moro em apartamento, fica difícil essa sujeira toda que faz! A vantagem é que da pra secar ela e pintar depois de assar no forno.



Após essa primeira experiência fui atrás para ver como as pessoas que fazem esculturas profissionalmente trabalhavam, e descobri as OilClays, porém para trabalhar de forma mais eficiente, você vai precisar de ferramentas adequadas.

Essas ferramentas acima, são as que fui adquirindo e algumas que ganhei, existem vários tutoriais no Youtube de criação de ferramentas, porém, como um iniciante é interessante começar com ferramentar prontas, eu mesmo ainda utilizo estas compradas na DimClay os conjuntos são baratinhos.

Estecas: Existem vários formatos, mais arredondados, mais retos, mais pontiagudos, enfim, cada um para uma finalidade, elas são utilizadas para cavar a massa, dar forma e criar as elevações necessárias. Basicamente ela cava e retira conteúdo. Existem também as estecas rastelo, que são utilizadas para alisar e peça esculpida, estas também podem ser arredondadas e mais retas, as arredondadas alisam de forma mais orgânica, enquanto as retas deixam a peça mais “quadrada” após alisada.



Ferramentas de dentista: Sim, essas ferramentas são algumas das mais utilizadas nas esculturas de tamanho médio a pequeno, são perfeitas para refinamentos de detalhes. Gosto muito de usar a espatula para fazer os olhos de figuras.



Boleadores: Boleadores são usados para alisar e dar formas esféricas nas peças.



AlcoolTorch e Isqueiro: O alcooltorch é usado para alisar as peças e também para esquentar alguma massa ou o que precisar. Eu utilizo um isqueiro para esquentar pedaços pequenos de massa que estou para incorporar na peça.


Estilete e Laminas: São usados para cortar a massa, tanto na peça já pronta caso precise recortar, quanto para tirar pedaços do bloco de massa, é aconselhável usar também alguma espátula de construção para cortar a massa e evitar se ferir enquanto corta.

Compasso: Utiizado para medir o tamanho e arrumar proporcoes, por exemplo: você precisa ver se um lado do rosto está do mesmo tamanho do que o outro ou se o braço está do mesmo tamanho, utilizo o compasso para fazer a medição de forma mais facilitada.


Adicional: Utilizo também uma base de madeira para não sujar a mesa de casa, tenho também uma giratória mas n estou usando muito ela, também uso arames para fazer algumas estruturas, é recomendável usar arame galvanizado de alumínio que não tem memoria de dobra.

Todas as imagens são de ferramentas próprias, você pode encontrar em lojas especializadas de artesanato, ou online, no mercado livre tem bastante, tem o site da DimClay que também tem todo material que vale a pena conferir. Ainda pretendo criar, comprar e evoluir mais, a cada hora encotramos algo que seria util nas esculturas e vamos adquirindo e aumentando nossas ferramentas.

Fiquem com este vídeo de um dos meus personagens favoritos, esculpido pelo Dr. Garuda:

Vlw pessoal!

Um comentário em “Escultor iniciante #3 ( Ferramentas! )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s